Como estampar camisetas em casa

Estamparia sublimação e silk screen Uncategorized
Conheça as formas de estamparia, que tipo de máquina usar, como criar as estampas
A área de estamparia no comércio varejista vem crescendo muito, existe lojas que já vendem aparelhos e materiais para estampar os mais variados produtos para pequenos empreendedores. Eles já não se limitam as grandes empresas, tanto que o preço desses produtos vem se tornando bem acessíveis, qualquer pessoa tem condições de comprar uma máquina de estamparia, por exemplo, para começar seu próprio negócio, é o mesmo que investir em carro ou numa casa própria.

Agora, fica uma dúvida, como posso criar a minha estampa?

Isso sempre foi uma interrogação para mim, vemos o tempo todo na tv dessas máquinas de impressão e como usá-las, mas como posso passar um desenho que eu mesma(o) criei, e em que tipo de material são feitas essas estampas para depois serem impressas. Resolvi então pesquisar, e descobri que são feitos em papel, mas para cada tipo de produto é usado um papel diferente, existe um filme (papel) específico, no caso de roupas, é preciso saber qual o melhor para cada tipo de pano, algodão, tecidos sintéticos, se usarmos um que não é adequado a impressão não ficará boa, e seu tempo e dinheiro fica perdido.
Veja quais são os tipos de filmes (papel) que existem, seu preço no mercado, onde comprá-los, e o mais importante, qual é o mais indicado para o produto que começar a criar.

 

Filmes para recorte Power Film/Sport Film

São umas das melhores opções para estampar marcas, números e desenhos em geral com o melhor custo-benefício. São transferidos por termo-transferência (calor) para tecidos sintéticos ou de algodão, em todas as cores com alta durabilidade de imagem;

Pra quem quer começar e não pode comprar uma máquina, esse tipo de estamparia é o mais indicado.

 

O Power Film Premium, um filme de recorte que pode ser aplicado com ferro de passar roupa, dispensando prensas térmicas.
Disponível em diversas cores, o Power Film Premium é um filme de vinil para plotters de recorte, que pode ser aplicado em tecidos de algodão ou sintéticos, personalizando camisetas, bonés, shorts, agasalhos, moletons e muito mais.

 

Vídeo: Como estampar uma camiseta com ferro de passar roupas

Para aplicar o Power Film Premium, você só precisará de uma superfície lisa e um ferro de passar roupa. Confira:

Depois de recortar o filme, depile o desenho com um objeto pontiagudo (como uma caneta, por exemplo. Mas atenção, cuidado para não danificar o desenho);

Aqueça o ferro a uma temperatura de 160º/170ºC;

Se o aparelho não tiver a marcação de temperatura, selecione a opção “Lã”. Não utilize ferros com saída a vapor;
Antes de aplicar o produto, teste o ferro no tecido, para ver como ele reage a exposição ao calor. Se for preciso, faça ajustes na temperatura;

Preaqueça o local onde será aplicado o recorte;

Aplique o desenho sobre o tecido e pressione o ferro no local por até 20 segundos;

Deixe esfriar por 5 segundos, e em seguida, retire o liner protetor. Seu produto está aplicado e pronto para uso!

Dicas de aplicação e conservação:

  • Quanto melhor o estado da base, melhor será o resultado final (certifique-se de que ela esteja pre-aquecida e em uma superfície lisa, sem rugas);
  • Realize testes preliminares com pequenos recortes do Power Film Premium para determinar a posição ideal do ferro e o tempo de pressão necessário para fixação (cada tecido pode se comportar de forma diferente);
  • Para maior durabilidade, lave a peça na qual o recorte foi aplicado pelo avesso e não passe o ferro em cima da superfície;
  • Se quiser retirar o brilho do material estampado, o que conferirá ao tecido um toque sedoso, basta prensar um papel sulfite sobre a peça por 5 segundos.


O que é Transfer e sublimação?

A estampa é impressa em um papel com tinha especial sublimática e depois, prensada contra o tecido. É indicado para impressão em tecidos como poliéster, PV ou PA, velboa e lycra, desde que eles não sejam em cores escuras;
Neste vídeo acima você tem todas as informações de que precisa saber para entender o que é sublimação e como ela deve ser feita em cada objeto.

Serigrafia

Um dos processos mais difundidos no mercado, ele utiliza telas para gravar a estampa na camiseta, em qualquer tipo de tecido. Porém, possui menor qualidade quando comparada com a sublimação e alto custo para pequenas tiragens;
Esse tipo de estamparia exige um estudo sobre o processo, é feito de forma manual e requer cuidados e técnicas específicas, é necessário um curso seja ele presencial ou não, um bom curso em vídeo aula, feito por um profissional já é o suficiente para aprender e se tornar um serígrafo.
Com o curso Estamparia de sucesso você aprenderá a desenvolver personalizar produtos em geral (chinelos, camisetas, carteirinhas despachante, tnt, papel, envelopes, canecas, aventais e diversos tipos de objetos) aplicando a técnica de silk screen para serigrafia ou estamparia.
Este curso é tanto para quem já é do ramo da estamparia, serigrafia, sublimação ou costura e deseja levar seu negócio para o próximo nível, resolvendo o problema de terceirização ou falta de capacitação profissional.
A metodologia é ministrada à distância através de vídeos de alta qualidade, documentos de apoio e propostas de exercícios que você poderá acessar em uma área exclusiva para membros.
O professor do curso é JEAN CARLOS, Empreendedor, Professor e palestrante ensina a técnica de Silk Screen a mais de 6 anos e já ajudou centenas de pessoas a montarem seus próprio negócios ou melhorarem seus negócios.

Bordado

Esse processo pode ser feito de forma manual ou por máquinas industriais, em qualquer tipo de tecido. É um processo mais demorado e que não oferece alta resolução para imagens com muitos detalhes.
Novas ferramentas foram criadas para agilizar este processo como a máquina de bordar computadorizada.
Alguns modelos possuem USB e visores touchscreen que ajudam a verificar a imagem a ser bordada, além de modelos prontos de fontes e desenhos que podem ajudar o profissional na criação da arte do bordado. Embora existam outras técnicas mais rápidas e eficazes para a aplicação de logos e detalhes, o bordado ainda continua sendo bastante usado para a confecção de diversas roupas.
Para escolher a opção mais adequada para ao seu negócio, leve em consideração a qualidade que a sua imagem exigirá, o volume de peças que conseguirá estampar por hora e o tempo de entrega de cada remessa. O método mais indicado é aquele a que atende a esses três quesitos, com o melhor custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *