Porque usar formulários de contato e de capturas em seu blog/site?

A melhor forma de conhecer o público-alvo do seu negócio digital, é através de formulários de contato e de formas de capturas de e-mail (para e-mail marketing)

É essencial para conseguir identificar como essa pessoa se comporta, descobrir suas principais dores, desejos e sonhos para que assim, você possa conseguir comunicar-se com ela efetivamente e apresentar as soluções da sua empresa que supram essas necessidades.
Num comércio físico, a forma mais usada é o telefone, e claro, as conversas diretas, mas num trabalho online, a melhor forma são os formulários de contato, temos 4 formas diferentes de criá-los, ou até mesmo usá-los todos num só formulário.
Veja abaixo como criar um formulário de contato eficaz.

 

Formulário de pesquisa para conhecimento da persona (futuro cliente ou seguidor)

Bom, seja seu blog apenas um meio de pesquisa de conteúdo, e ou,  um site de vendas, é muito importante conhecer as pessoas que visitam, do que elas gostam, do que estão precisando, quais suas dúvidas mais frequentes.
E  maneira mais efetiva de sair do achismo e conhecer de fato essas pessoas, é através da pesquisa!

Formulário de pesquisa de satisfação de atendimento

Sabe-se que uma das melhores formas de melhorar os processos internos dentro da empresa para que as pessoas tenham uma boa recepção do contato com sua marca, é analisando os feedbacks das mesmas. Ainda mais em no meio do marketing digital onde o contato acontece, em sua maioria, de forma online.
Feedbacks, na linguagem mais simples, são as opiniões dos seus visitantes, seja essa opinião positiva ou negativa, mas é claro, ela deve ser construtiva, ou seja, sem xingamentos. Opiniões que te ajudam a crescer como profissional e no negócio que você oferece. Onde todos saem ganhando.

Formulário de captura de pesquisa geográfica

Identificar a localização dos visitantes também é essencial para ter conhecimento onde está seu principal público e pensar em estratégias que atinjam essas pessoas em diferentes localidades.
Isso é efetivo, principalmente, se você possui um negócio local e busca saber quais as cidades próximas que seus clientes estão vindo ou até mesmo o estado. Você pode criar um formulário com pesquisa colhendo essas informações.

Formulário de captura tradicional

E por fim, você também pode criar um dos modelos de formulários básicos, porém eficiente, que já vem a anos sendo utilizado por grandes players e marcas de renome, o formulário tradicional, com nome, e-mail e telefone.

Esse modelo, comumente é muito utilizado em estratégias em landing pages na qual oferecem algum material de valor em troca dos dados do prospecto (como um ebook, por exemplo). Pela união de sua simplicidade e objetividade, é capaz de contribuir para que o lead entenda rapidamente as informações que precisa preencher e já realizar a ação solicitada.

Vale lembrar que essas formas citadas foram para exemplificar as possibilidades de utilizar os formulários, você pode criar de outras maneiras além dessas.
Basta explorar sua criatividade e analisar como você pode usar esse super recurso aos seu favor, cada caso é um caso, talvez seu conteúdo e produtos preciso de informações diferentes.

Onde criar formulários de contato

O mais usado e conhecido é o Google forms, nele é possível adicionar quantas perguntas quiser com direito a multipla escolha, personalizá-lo com imagens, cores e fontes. Receber notificações por e-mail de contatos recebidos e divulgá-los em seu blog através de links e no formato HTML.

Temos também, o GDigital, além de criar os campos de capturas tradicionais com o “Nome”, “E-mail” e “Telefone” do lead, você consegue utilizar de várias outras maneiras que agreguem e façam sentido para sua empresa!! Essas formas citadas acima foram para exemplificar as possibilidades de utilizar os formulários, você pode criar de outras maneiras além dessas no Gdigital.

O site Benchmark, oferece suporte principalmente de e-mail marketing, mas também é muito bom na parte de questionários e enquetes, você pode se cadastrar no plano gratuito e usá-lo a vontade e se gostar pode passar para o plano pro, que oferece mais recursos.


Start a Free Plan
Fonte texto: http://blog.gdigital.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *