Por que os cães uivam?

Pet
 Uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mas alto e ele pode ser ouvido de longe.
O uivo de um cão pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir.
Veja também!  Doença do Carrapato ou Erlichiose Canina
Outro motivo que estimula o cão a uivar é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma “sinfonia de uivos”. Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão.
Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração.
Cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música.
Ter um cachorro em casa é uma alegria – afinal, ele é nosso melhor amigo, nosso companheiro, alguém que nos ama incondicionalmente.
Mas o que fazer quando esse nosso amigo desenvolve sérios problemas de comportamento?
Ninguém quer ter em casa um cachorro que late a noite a toda ou que rói todos os móveis, certo? Foi pensando em resolver problemas cotidianos dos donos de cães que Alexandre Rossi, o Dr. Pet, escreveu este livro. Sua técnica do adestramento inteligente, baseada no reforço positivo, permite que os cães e outros animais aprendam por meio de estímulos e recompensas, valorizando, assim, as atitudes corretas. Além disso, o dono se diverte muito ao ensinar e estreita ainda mais o laço afetivo com seu cão.
Resultado de anos de prática, este guia traz não só a indicação de todos os equipamentos úteis para o adestramento do seu animal (petiscos, coleiras, guias, caixas de transporte, entre outros), como ensina a utilizar comando básicos (“deita”, “senta”, “junto” etc.) e a imprescindível técnica do click. Além disso, mostra como o dono pode entender melhor a linguagem de seu cão e corrigir comportamentos inadequados, sem violência. Escrito com amor, humor e bom senso, Adestramento inteligente é indicado para todos aqueles que amam seu cão e querem desenvolver com ele uma relação de carinho e de respeito.

COMPRAR EBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *