Aplicativo permite trocar fotos e vídeos sem que eles possam ser copiados

Redes sociais
O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOS criada e desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. O app pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se “autodestruindo” do app.
A natureza efêmera do aplicativo fez com que a rede social ficasse popular entre os jovens da chamada geração Millennials (nascidos entre 1980 e 2000), que podem usá-la para compartilhar material que os usuários não gostariam que fosse copiado para outros locais.

O termo “snap” se refere a algo que acontece de forma súbita. O nome condiz com o objetivo do aplicativo, que significaria, em inglês, um chat passageiro e que não deixa rastros de que tenha existido.
Quem quiser criar uma espécie de feed no Snapchat pode utilizar um recurso chamado “Minha História”, que deixa as imagens e vídeos postados disponíveis para visualização durante 24 horas.

Como funciona?

O Snapchat é, à primeira vista, um programa de bate-papo e rede social como qualquer outro e opera da mesma forma. A diferença é que todo material publicado na plataforma é apagado após ser visualizado. Desta forma, é possível enviar fotos e vídeos que podem ser comprometedores para o usuário com a “garantia” de que o conteúdo não será copiado e enviado para outras pessoas. Esta característica fez com que o aplicativo ficasse bastante popular entre os jovens que enviam “nudes”.
Essa funcionalidade que vem a calhar para os jovens, pode ser muito mais útil, para quem gerencia seus negócios pelo celular, pagamentos, acordos, contratos, conversas particulares que podem eventualmente serem raqueadas e ou, criptografadas.
Veja também!  Gerador online de imagens animadas em Gif
Com a nova atualização é possível iniciar uma conversa com texto ou vídeo com seus amigos, mesmo sem ativar sua câmera para conversar. O tempo de cada snap é de 1 a 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista pelo tempo escolhido pelo remetente. A imagem é excluída do dispositivo e também dos servidores. Também é possível adicionar filtros nas fotos, salvar as fotos tiradas no app no computador e anexar arquivos ao bate-papo dentro do Snapchat.
Em Novembro de 2015, o Snapchat lançou novas ferramentas dentro do app, como novos filtros de aceleração, câmera lenta, exibição de vídeos ao contrario (de trás para frente), filtros adicionais como carinha de cachorro, coroa de rei. Esta última ferramenta está disponível inicialmente para a plataforma IOS (Apple) e Android.
Com a utilização desse aplicativo você pode estar por dentro sobre o dia a dia dos famosos, acompanhar noticias de MTV, National Geographic, conversar ao vivo com seus amigos e muitas outras utilidades. Esse aplicativo sempre está se inovando, e a cada atualização aparece novos filtros, novas oportunidades e designs.
 

Para brincar

Além de fotos e vídeos, o Snapchat também possui outros recursos, como o Lenses, que são filtros divertidos para fotos que permitem adicionar efeitos exclusivos para selfies e outras imagens. Outra função são os Geofiltros, filtros que só podem ser usados em locais específicos do mundo.
O Lenses ajuda a dar um novo significado aos filtros. Em vez de modificar o contraste ou o brilho de suas fotos e vídeos, você pode usar esta ferramenta para se transformar em um monstro, “vomitar” arco-íris ou ver como seria a aparência de seu rosto quando idoso. Inclui um software de reconhecimento facial que é capaz de distorcer a sua expressão e/ou aplicar vários efeitos a sua cara. Basta pressionar a tela enquanto você usa a câmera frontal para que o app faça o reconhecimento facial e automaticamente apresente a lista de “lentes” disponíveis.

Mas para que o recurso funcione você precisa habilitar o recurso de filtros. Para isto, clique no ícone do fantasma na tela principal do Snapchat e, em seguida clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da tela. Procure pela opção “Serviços Adicionais” e clique em “Gerenciar”. Por fim, marque a opção “Filtros”. Alguns dos lenses disponíveis são gratuitos, mas o usuário também pode optar por baixar novas opções pagas.

Como usar o Lenses em selfies, os novos filtros de fotos do Snapchat

Os usuários também podem usar o “Stories”, uma opção que permite criar uma pequena narrativa com fotos e vídeos e é visível para todos os contatos no seu “perfil”. Assim como as mensagens comuns, este conteúdo também tem data de validade, mas pode ser visto várias vezes antes de desaparecer.

 

Dicionário do Snapchat

O Snapchat possui uma linguagem própria. Reunimos alguns dos termos e frases usadas com frequência pelos adeptos do aplicativo:

    • Chat: recurso que permite o envio de mensagens privadas para seus amigos no Snapchat, algo parecido com mensagens inbox do Facebook – exceto pelo fato de que elas também se autodestroem após serem visualizadas.
    • Discover: trata-se de uma sessão específica do aplicativo voltada para a “descoberta” de conteúdo de certos canais parceiros do Snapchat.

Trata-se de uma função que permite aos usuários ver histórias e vídeos feitos por criadores de conteúdo especializados, como ESPN, CNN, MTV, Yahoo, Vice, entre outros. Para visualizar histórias dessas equipes editoriais, basta deslizar o dedo para a esquerda na tela principal do Snapchat e depois tocar no ícone Discover. Cada edição é atualizada após 24 horas, mantendo, assim, todo o clima efêmero do Snapchat.

  • Lenses: recurso que permite adicionar divertidos efeitos de lentes e filtros às suas selfies. Eles são ativados por meio dos seus movimentos faciais.
  • Minha História: é quase o equivalente aos murais em outras redes sociais. Ao publicar snaps na sua História, seus amigos e seguidores poderão vê-los por uma quantidade ilimitada de vezes durante 24 horas. Você pode enviar vários snaps durante o dia e eles serão compilados para criar uma história.
  • Scores: é o número total de snaps que você enviou e recebeu. Ele aparece ao lado do seu nome nas listas de contatos dos seus amigos e vice-versa.
  • Snap: é uma foto ou vídeo gravado com o Snapchat. Você pode enviar um snap para um usuário ou para múltiplos contatos, mas ele só poderá ser visualizado pelo tempo que você estipular (entre 1 e 10 segundos).
  • Snapchatters: nome dado aos usuários do Snapchat.
  • Snapcode: são códigos únicos que podem ser escaneados. Eles funcionam como uma espécie de QR Code que permite adicionar amigos à rede social apenas apontando a câmera e tocando sobre a tela. Seu Snapcode está localizado no ícone do fantasminha, no centro da tela da câmera do Snapchat.
  • Snapstreak: troca de snaps com o mesmo amigo durante dias consecutivos.

Snapcode: o QR Code do Snapchat que pode ser personalizado e usado para adicionar novos amigos.

 

Passo a passo Snapchat

Tela principal –  A primeira coisa a fazer é baixar o aplicativo (é gratuito) e criar uma conta e um nome de usuário. Feito isso, siga os passos indicados na tela e o aplicativo será aberto em uma tela que mostra imagens da câmera do seu smartphone com alguns ícones estranhos. Essa é a tela principal.
  1. Flash: ativa o flash da câmera.
  2. Snapcode, opções de amizade e configurações: este é o lugar onde você pode tirar uma foto para colocar no seu QR Code pessoal e tornar mais fácil para as pessoas encontrarem você, além de outras opções de amizade.
  3. Interruptor da câmera: alterne entre a câmera frontal e traseira do seu smartphone na hora de gravar snaps.
  4. Snaps e chats: ao clicar neste quadrado, você verá as fotos, vídeos e mensagens de texto recebidas.
  5. Câmera: clique aqui para tirar uma foto ou mantenha este botão pressionado para gravar um vídeo de até 10 segundos. Após tirar a foto ou gravar um vídeo, basta deslizar o dedo para o lado esquerdo da tela e visualizar opções de filtros disponíveis – mas não espere nada parecido com as opções do Instagram.
  6. Histórias: clicando neste ícone, você verá uma página que mostra os envios recentes dos seus amigos. Basta clicar em cima do nome de um amigo para visualizar suas fotos e vídeos postados nas últimas 24 horas. Aqui você também verá os canais Discover.
Como fazer um chat em vídeo – Quando você opta por postar conteúdo em sua história, todos aqueles que te seguem poderão vê-lo. No entanto, também é possível enviar mensagens particulares para seus amigos. Um recurso muito interessante é a possibilidade de ter conversas particulares por meio de vídeos que também se autodestroem.
Para isso, basta iniciar uma conversa com um de seus contatos no Snapchat e sempre que o ícone amarelo localizado no canto inferior direito ficar azul, significa que ele também está online. Quando isso acontecer, pressione o botão azul e, assim que seu amigo fizer o mesmo, uma conversa em vídeo será iniciada. Mantenha o dedo na tela para “segurar” sua transmissão.
 

E os amigos?

Se você ainda não tem muitos amigos adeptos do Snapchat, a rede social pode parecer bem chata. Uma boa opção para quem está começando a criar uma rede de amigos no aplicativo é seguir algumas pessoas famosas.
Uma dica é o Canaltech, ele é bastante ativo no Snapchat e todos os dias postam novidades. Você pode adicionar o canal por meio do nome de usuário canaltech.

 

Sua versão BETA?

Uma versão beta de um aplicativo se refere a uma edição do software que contém pedaços de código que ainda não funcionam corretamente. Estes programas costumam ser usados apenas para testar recursos que ainda não estão disponíveis para todos os usuários, e o Snapchat tem um desses.
A versão para Android do Snapchat, por exemplo, possui um software beta que permite a qualquer usuário se registrar e testar, com antecedência as novas opções. Se você estiver interessado em usar o Snapchat Beta lembre-se de que o app é mais instável e mais sujeito a erros que a versão final.

Prós e contras

Por ser um aplicativo usado para o compartilhamento de informações privadas, era inevitável que o Snapchat se envolvesse em polêmicas sobre seus serviços. A maior parte é referente às formas de copiar (print) as fotos enviadas em Snaps, o que permitiria o compartilhamento com terceiros.

A princípio, o Snapchat consegue detectar quando o usuário faz um screenshot de tela e avisa ao remetente da imagem para que ele possa tomar providências. Este recurso, no entanto, pode ser facilmente burlado sem precisar baixar ou usar nenhum outro aplicativo.

A política de privacidade do app esclarece que qualquer conteúdo gravado em seus servidores é deletado após o tempo estipulado pelo usuário, mas pode permanecer salvo por prazo indeterminado em backups do banco de dados do Snapchat, que geralmente são usados para cumprir ordens judiciais que requisitam certos dados.
Uma das formas mais usadas para manter cópias de arquivos enviados para o Snapchat eram sites de terceiros que podiam salvar este conteúdo sem alertar o aplicativo ou seu remetente. O uso destes serviços não-oficiais representa um grande problema de segurança. Em 2014, por exemplo, o site Snapsaved.com foi invadido e vazaram cerca de 13 GB de imagens de usuários, que deveriam ter sido apagadas.

Na ocasião, conhecida como “The Snappening”, nenhum servidor do próprio Snapchat foi comprometido, mas o evento fez com que o aplicativo decidisse bloquear todos os sites que usavam seu API. Esta não foi a única dor de cabeça do serviço. Ainda em 2014, seus servidores foram invadidos e os números de telefone de cerca de 4,6 milhões de usuários foram divulgados na Internet.

 

Veja também!  Como saber quem visitou meu perfil do Facebook

De acordo com pesquisas realizadas pela AVG Technologies, o Snapchat é o aplicativo que mais consome bateria dos smartphones com a plataforma Android. Os principais motivos para o alto consumo de bateria seriam a utilização do GPS, wifi, câmera e redes de dados do smartphone ao mesmo tempo.
Em agosto de 2018, um hacker publicou trechos de código fonte do aplicativo publicamente no Github. A empresa fez o pedido judicialmente para a retirada do conteúdo.

 

O Snapchat na Educação  – Ensino de línguas

Os recursos das redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sala de aula. Os professores devem aprender como utilizá-las no processo de formação dos educandos. O Plano Nacional de Educação, criado no ano de 2001, determina a utilização e domínio das novas tecnologias para o ensino/aprendizagem, além da criação de programas na modalidade à distância.
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva afirma a importância dos recursos tecnológicos para a educação e que o professor por sua vez, deve aprender a manusear os equipamentos que serão utilizados. A autora também afirma, que a preparação dos professores deva começar na sua formação acadêmica e pedagógica.
No que diz respeito ao Snapchat, ele pode ser utilizado para a criação de frases curtas e cotidianas, propondo aos discentes a interação com a língua. Nesse sentido, as principais habilidades utilizadas são o speaking e listening. Os alunos podem utilizar o recurso de vídeo e se comunicarem com seus colegas de classe. Outra função é a de texto, nela seria estimulada a habilidade de writing e reading.

4 perfis de snapchat voltados à educação

No Brasil a popularidade do Snapchat têm aumentado nos últimos anos entre os usuários de internet, que cada vez mais buscam um conteúdo que seja menos editado, mais com cara de “bastidores”. Globalmente, em 2016 23% dos usuários de internet já usam o aplicativo Snapchat, bem mais do que os 12% de 2014. No Brasil, os Snapchatters saltaram de 10% em 2015 para 36% em 2016.

Segundo especialistas, o crescimento se deve ao fato do país ser muito social e pela alta concentração de smartphones entre os brasileiros. Combinados, esses fatores aumentam o uso de plataformas sociais, como o app Snapchat.
Veja também!  Pacotão de desenhos para sublimação de Camisetas
 

MAIS DÚVIDAS!

Posso salvar as fotos e vídeos do Snapchat?
Sim. As mensagens do Snapchat se autodestroem após serem visualizadas, mas ainda assim é possível fazer uma captura de tela com o auxílio dos botões físicos do celular. No entanto, sempre que alguém tirar um print dos seus snaps, você será notificado. Mas vale lembrar que existem métodos não oficiais que permitem salvar capturas de tela sem notificar o dono da imagem, portanto fique esperto com aquilo que posta na rede social.

É possível enviar fotos da galeria do celular para o Snapchat?
Por padrão, o Snapchat não permite que o usuário envie fotos armazenadas no seu dispositivo. No entanto, algumas extensões e aplicativos de terceiros oferecem esta opção.

Posso comentar as fotos?
Não. Não é possível comentar as fotos ou vídeos recebidos ou visualizados nas Histórias. Para interagir com o conteúdo postado por um amigo, você deve enviar outra foto ou vídeo.

O que é a Sala de Troféus?

Tocar no ícone de um troféu, localizado na parte superior da tela do fantasminha vai te levar para a chamada “Sala de Troféus”. Todos os ícones são bloqueados com um cadeado e são liberados apenas após o usuário realizar alguma conquista.
Quando você realiza uma ação específica no Snapchat um dos itens é desbloqueado, dando lugar a um desenho que representa a ação que foi executada. Este recurso serve, basicamente, para deixar o usuário o máximo de tempo explorando o Snapchat. Os troféus também servem como um tipo de status na rede social: quanto mais troféus você tiver, mais popular na rede você é.

O que significam os emojis que aparecem ao lado dos nomes dos meus amigos?

Os emojis indicam o nível de intimidade entre os usuários baseado na troca de snaps. Eles não são muito intuitivos, portanto vamos explicar o significado de alguns deles:
Alguém deu replay em um dos seus snaps
Emoji Coração Amarelo Vocês são melhores amigos: a pessoa para quem você mais manda snaps é também quem mais te manda snaps.
Emoji Coração Vermelho Vocês são melhores amigos há duas semanas.
Emoji Dois Corações Vocês são melhores amigos há mais de dois meses.
Emoji Vocês têm o mesmo melhor amigo: a pessoa para quem você mais envia snaps é a mesma que este contato mais envia snaps também.
Emoji Sorriso Esta é uma das pessoas para quem você mais manda snaps.
Emoji Óculos Escuros Você tem um melhor amigo mútuo: uma das pessoas para quem você mais manda snaps também é uma das que este contato mais manda snaps.
Emoji Você é um dos melhores amigos dele, mas ele não é uma das pessoas para quem você mais envia snaps.
Emoji Fogo Você e esta pessoa têm trocado snaps pelo número de dias consecutivos exibidos ao lado deste emoji.
Emoji 100 Você está numa sequência de troca de snaps (Snapstreak) há 100 dias.

O que são “Contas verificadas”?

Alguns emojis especiais também aparecem ao lado das chamadas Histórias Oficiais, que nada mais são do que snaps postados por um perfil oficial com selo de verificação – parecido com o símbolo azul usado pelo Twitter. No Brasil, a cantora Anitta foi a primeira a ganhar uma conta verificada no Snapchat.
A ideia do Snapchat é acabar com a confusão envolvendo contas oficiais das celebridades. O ícone usado ao lado de cada nome foi escolhido pelo próprio artista. No caso de Anitta, trata-se de uma formiga, que ela diz ter escolhido porque “ama doce, é pequenininha e trabalhadora”.

O que significam os ícones que aparecem ao lado dos chats?
Enquanto navega pelo Snapchat, você vai se deparar com alguns dos ícones abaixo. Confira o significado de cada um deles para não ficar perdido quando encontrá-los:
Ícones Snapchat

 

BAIXAR SNAPCHAT

 

Como Baixar Snapchat a partir da Play Store

Snapchat para PC
Snapchat – Apps no Google Play

 

E-Book – Fotos em Movimento, Efeitos 3D e Efeitos Pop-Up

Acabou o segredo!!! Tutorial 3 em 1!!!
Por que não deixar a sua FOTO mais realista!? Dê movimento às suas imagens e as transforme em verdadeiras obras de arte.Neste TUTORIAL ensino (através de imagens, dicas e etapas):
1) Como animar suas fotos (e o melhor aplicativo);
2) Como inserir objetos 3D em vídeos e fotos, por meio do celular, de uma maneira simples e prática;
3) Como fazer o efeito Pop-Up (aquele em que a imagem “salta da tela”).

São 3 arquivos em PDF ensinando o PASSO A PASSO de como realizar cada efeito.

Conteúdo Programático

Como um grande amante da fotografia e da edição, procuro, de uma forma simples, ensinar, detalhadamente, e de forma DIRETA (sem enrolação) as etapas de cada um dos efeitos.

 

Fonte: www.techtudo.com.br/ pt.wikipedia.org / canaltech.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *