Dicas de como usar papel manteiga

Quem é fã da culinária, principalmente dos pratos assados, deve conhecer o papel manteiga, aquele papel aparentemente fininho e frágil, mas muito resistente a temperaturas bem altas, ele foi criado exatamente com esse objetivo, de suportar o calor de fornos, usado para forrar tabuleiros e fôrmas, substituindo a manteiga e o óleo de cozinha.

Prático e fácil de usar, ele também protege as formas evitando que fiquem sujas. E isso, vamos combinar que na hora de lavar a louça é uma benção.

Mas, além de forrar as formas, o papel manteiga também pode substituir esses utensílios de cozinha, veja abaixo algumas dicas e passo a passos de como usá-lo em cada formato de fôrmas, de como criar forminhas com o papel manteiga e algumas outras dicas em video-aulas.

 

Veja também!  Curso online de cookies lucrativos

 

Existem tipos diferentes do papel manteiga

O de rolo, encontrado facilmente em mercados, e que tem preço mais baixo, e o papel manteiga em folhas, o qual geralmente é encontrado apenas em lojas especializadas em produtos para culinária.

Uma dica essencial de como usar papel manteiga, no caso do produto em rolo, é cortá-lo do tamanho do fundo da assadeira. Para evitar que ele grude, um truque é colá-lo no fundo da forma fazendo uso de um pincel com manteiga derretida.

Não é preciso passar por todo o fundo, o contorno da borda e dois riscos em formato de “X” são suficientes. Também é preciso saber em quais preparos funciona melhor usar cada tipo de papel manteiga.

Os de rolo se adaptam melhor às receitas com chocolate puro, como as moedinhas de chocolate. Outra dica de como usar papel manteiga, independente do tipo que for utilizado, é forrar também as paredes da assadeira, no caso de bolos que cubram todo o recipiente.

Área Padaria e Confeitaria 01

 

As folhas de manteiga costumam ser mais eficientes, uma vez que são mais grossas (maior gramatura) e também possuem uma camada antiaderente, evitando que grude nos alimentos.

Esse tipo de papel manteiga tem uma camada brilhosa, referente à parte que evita grudar. Quem tem experiência com os papéis manteiga explica que o de rolo não possui essa camada brilhosa, facilitando que se grude aos alimentos. Além do óleo e da manteiga, outras formas de evitar que o alimento grude na assadeira é usando os chamados tapetes de teflon e silicone. São opções mais caras por serem reutilizáveis e, por consequência, mais duráveis.

Tapete Culinário Cozinha Silicone Antiaderente 28×36 Casa

Dicas de uso:

Como fazer seu papel manteiga em casa

Ingredientes: Papel Sulfite Óleo Vegetal

 

Veja também!  Fruta de beber - São práticos e podem mesmo fazer bem

 

 

Forma de papel manteiga para quitutes

Formas de papel manteiga são as ideais para fazer qualquer tipo de quitute. Principalmente doces delicados que precisam ser desenformados de forma completa e sem desmontar. Veja um pequeno passo a passo para você confeccionar a forma com este material tão simples e fácil.
 
Você vai precisar de:
  • Uma folha de papel manteiga
  • Cola branca escolar
  • Tesoura ou estilete
  • Lápis
  • Régua
 
Modo de fazer:
Usando o lápis e a régua, desenhe um retângulo normal na folha de papel manteiga. Procure fazer grande e depois você poderá ir ajustando e deixar a forma no tamanho e altura que quiser.
Depois, faça um retângulo dentro daquele que já foi desenhado. Veja no quadro 1.
Agora, repare que as quatro pontas do retângulo deverão ser descartadas.
Corte usando a tesoura ou um estilete.
Faça um pequeno corte nas quatro pontas e sempre chegando até o segundo retângulo que foi desenhado.
A forma já está quase pronta.
Cole as pontinhas. Espere secar bem para levar até o forno.
Se for colocar uma massa muito pesada para assar, passe bastante cola (cuidado para não escorrer dentro da forma) e aguarde secar por pelo menos duas horas.

Como Forrar Uma Forma Redonda Com Papel Manteiga

1) Corte um pedaço de papel manteiga maior que o tamanho de sua forma.

2) Dobre na metade, de baixo para cima.

3) Dobre novamente, da esquerda para a direita, para que fique semelhante a um quadrado.

4) Dobre o quadrado em um triângulo, puxando o canto inferior esquerdo, ao lado superior direito. O importante é deixar o lado direito alinhado – não se preocupe se sobrar bastante papel em cima.

5) Dobre mais uma vez, criando um triângulo menor ainda.

6) Coloque a ponta do triângulo no centro da forma, para medir o diâmetro do círculo.

7) Em seguida, corte o papel para que fique próximo ao tamanho da forma.

8) Abra o papel e você tera um papel em formato de círculo!

Como proteger as formas de bolo com papel manteiga

 

Forminhas de papel manteiga para cupcakes

Basta colocar um pedaço sobre a cavidade da forma e modelar com alguma garrafinha ou copo. Corte as bordas como desejar.

Qual o lado certo de usar o papel manteiga! Mais algumas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *