Quem dança calorias espanta! Benefícios da dança na perda de peso

Esporte Fitness Música e dança

 

Você é daquele tipo de pessoa que arruma mil desculpas  para não ir à academia, que diz que não gosta e nem tem tempo para treinos convencionais (como bike ou corrida), mas que se rolar uma roda de samba, um sertanejo ou um estilo de música que goste já sente o corpo, involuntariamente, começar a mexer? Sem problemas. Você já encontrou a atividade perfeita para seu estilo e que faz bem ao corpo, mente e coração: se requebrar, quer dizer, dançar!
Não importa o ritmo. Dançar é a forma do corpo falar, de mandar para longe o estresse, de entrarmos em contato conosco e com outras pessoas. Não tem jeito, ela conquista todo o mundo, sem limite de idade. E, se ajudar a perder peso, ai é que cai na graça do povo mesmo.
“A dança permite emagrecer se divertindo, pois consegue mexer com diversos músculos do corpo e ainda relaxa e traz liberdade corporal”.
explica Renato Monteiro, professor de dança de salão.

Segundo Monteiro, dançar é uma excelente opção para quem procura um tipo de exercício diferente do convencional, como corrida e academia.
Existem modalidades de dança que gastam mais calorias e outras menos. Se apostar em remelexos com a zumba, por exemplo, você pode perder cerca de mil calorias por aula. Sem contar que é um exercício que independe do clima. Então, nada de desculpas como “hoje está frio, eu não vou”. Como é muito divertido, isso nem passará pela sua cabeça.

 

Estilos de dança e seus benefícios

Todo tipo de dança é válido pra quem quer emagrecer, já que é um exercício físico. Mas existem alguns que podem ser mais eficazes e ainda dar um “up” nos músculos. Confira:

 

Veja também!  Os esportes radicais mais praticados no Brasil e no mundo

 


A salsa ajuda a tonificar os músculos das pernas e glúteos, melhora a postura, fortalecendo as costas e a parte superior do corpo. Por ser uma dança agitada, estima-se gastar cerca de 600 calorias por hora.
Ótima para casais que querem dar uma apimentada na relação, já que é uma dança romântica e caliente.

Engana-se quem pensa que ballet é só para quem faz desde de criança. Muitos estúdios de dança de hoje em dia oferecem aulas para adultos, focando no trabalho muscular e na flexibilidade. Ajuda no equilíbrio, resistência e força. Gasta-se cerca de 350 calorias por uma hora de aula.
O jazz une dança contemporânea, balé e outros tipos de danças internacionais. Gasta-se cerca de 500 calorias por aula. Trabalha todas as partes do corpo, ótimo para tonificação muscular.

Dança do Ventre Aprenda Fácil (curso em vídeo-aulas)

Mistura diversos ritmos, como salsa, merengue e mambo. Por ser animada, vem ganhando novos adeptos de todas as idades. É possível perder cerca de 1000 calorias em uma hora de dança, mexendo com os glúteos e pernas. Ótima para aliviar o estresse.
Bastante procurada por pessoas mais velhas, a dança de salão, ajuda a melhorar o equilíbrio e coordenação, mas não tem restrição de idade e contagia quem estiver no salão! Gasta-se cerca de 300 calorias por hora.
Além de ter um alto gasto calórico (cerca de 500 calorias em 1 hora de aula puxada), pode auxiliar na definição de bumbum, pernas e braços.
VALE LEMBRAR: O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, pois está relacionado com o peso e a intensidade aplicada na realização do exercício, no caso da dança.
*Gasto de calorias calculado para uma pessoa de 70kg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *