Como colocar elástico no lençol – passo a passo

É normal seu lençol de baixo (de elástico) se desgastar e rasgar mais rápido que o lençol de cima. Então, você acaba ficando sem o jogo. Com esse passo a passo, aprenda a aproveitar seus lençois colocando elástico em suas bordas. Quem ensina é a artesã Eliana Zerbinatti, da Country Craft Studio. Não é tão difícil, basta ter uma boa máquina de costura.

 

Materiais:
– Lençol de baixo (na medida da sua cama)
– Máquina de costura
– Ferro de passar roupas
– Trio para patchwork
– Linha
– Elástico chato
– Alfinete
– Tesoura
– Caneta
– Abridor de casas
-Agulha grande

Este passo a passo foi feito para um colchão nos padrões 1,96 x 0,88 x 0,15 m, mas pode ser adaptado a outras padronagens.O primeiro passo é tirar toda a bainha do lençol utilizando uma tesoura.

Após cortar a bainha, dobre o lençol ao meio no comprimento e, depois, novamente no sentido da largura.A peça de tecido ficará com o formato de um retângulo.

Em seguida, a artesã marca uma distância de 98 cm (a metade do comprimento do colchão) – a partir da dobra com maior comprimento – e uma segunda linha de 44 cm (a metade da largura do colchão) – contados também à partir da dobra do lado menor do retângulo. Essas medições irão se encontrar e devem ser feitas no limite da lateral onde as pontas abertas do tecido se encontram. As marcações servirão para qualquer padrão de colchão.
===========================  ============================

Assim, use a régua para marcar a área que deverá ser cortada. Lembrando que os recortes serão feitos na extremidade onde as pontas “abertas” do lençol se encontram.

 ==========================  ==============================


Corte a área demarcada com a tesoura, tirando quatro quadrados.

==========================  ============================

Para cada uma das quatro partes do lençol, junte as extremidades resultantes da retirada do respectivo quadrado.Para executar a tarefa, utilize a máquina da costura.


Em seguida, faça uma bainha dupla de 0,75 cm costurando à máquina toda a volta do lençol.

 =============================  =========================== 


Use a costura recém feita em cada uma das pontas do lençol como referência para marcar a distância de 40 cm de cada lado. Esses serão os locais que você deverá desmanchar a bainha para passar o elástico. Use o abridor de casas ou a ponta da tesoura para descosturar.

 =============================  =============================


Corte 35 cm de elástico e passe-o em uma das pontas do lençol com a agulha grande (ou um alfinete de segurança).

Mantenha uma pequena sobra para o lado de fora da bainha e, posteriormente, fixe a ponta do elástico que sobrou, costurando-a duas vezes com a máquina de costura.

===========================  ==============================


Corte a pontinha que sobrou com a tesoura, para arrematar o trabalho.

===========================  ===========================
Pelo outro orifício, puxe o elástico e corte 5 cm, fixando-o em seguida com a máquina de costura, como o feito na primeira parte da aplicação. Corte a sobra para dar acabamento.
Depois de repetir a operação em cada canto do lençol, a peça está pronta para o uso.

Máquinas de costura no Buscapé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *