12 receitas simples de ovo de Páscoa para fazer em casa

Receita de ovo de Páscoa marmorizado

Ingredientes

  • 250 gramas de chocolate ao leite

  • 250 gramas de chocolate branco

  • Fôrma para ovo de 500g gramas

Modo de Preparo

Derreta os chocolates separadamente em banho-maria ou no microondas. Dê o choque térmico em cada um deles. Com a ajuda de uma colher, espalhe o chocolate branco na forma criando desenhos. Despeje o chocolate ao leite na fôrma e espalhe. Leve para gelar por 2 minutos.

Faça outra camada de chocolate branco, outra de chocolate ao leite e leve gelar por mais 2 minutos. Repita a operação novamente e leve para gelar por 15 minutos ou até o ovo estar opaco.

Desenforme e embrulhe como desejar.

Receita de ovo de Páscoa de prestígio

Ingredientes

  • 1 kg de chocolate ao leite em pedaços

  • 1 xícara de doce de coco

Modo de Preparo

Ponha o doce de coco em uma peneira e deixe escorrer por 4 horas

Reserve separadamente o doce e a calda.Derreta o chocolate no microondas por 3 minutos na potência média.

Retire do forno e mexa até acabar de derreter.

Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Reserve.

Verifique o recheio.Se estiver muito seco, corrija o ponto com um pouco da calda reservada. Ele deve ficar úmido, porém sem excesso de calda.

Espalhe o chocolate derretido em uma fôrma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre um papel-alumínio e deixe secar até ficar firme.

 Retire da geladeira e ponha o recheio na cavidade do ovo. Deixe aproximadamente 1 cm da borda.

Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre o recheio de coco e devolva a fôrma à geladeira. Deixe secar até a fôrma ficar opaca.

Desinforme com cuidado e deixe o ovo descansar na temperatura ambiente por 1 hora.

Embrulhe cada metade com papel-chumbo, junte-as e embrulhe novamente com papel decorado.

 

Veja também!  9 receitas de recheios e coberturas para a Páscoa

 

Receita de ovo de Páscoa Crocante de Chocolate

Ingredientes

  • 500 gramas de chocolate meio-amargo

  • 1 xícara de crocante de arroz sabor chocolate

  • 1 fôrma de ovo de Páscoa de 320 gramas

Modo de Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria e, assim que estiver liso, retire do fogo. Despeje sobre uma superfície de mármore e trabalhe-o com uma espátula. Misture o crocante ao chocolate e faça uma camada na fôrma de ovo. Leve à geladeira por três minutos para firmar um pouco. Repita a operação mais duas vezes. Desenforme e embale.

Receita de Ovo de Páscoa com recheio de Amendoim

Para Fazer a Pasta de Amendoim

  •     1 pacote de amendoim torrado sem casca
  •      1 a 2 colheres ( sopa ) de óleo
  •      1 pitada de sal
  •      2 colheres ( sopa ) de açúcar

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar uma pasta 3 a 5 minutos.

Para Fazer o recheio

Misture 1 xicara da pasta de amendoim com 200 gramas de chocolate branco derretido, coloque o recheio nas cascas dos ovos e leve para a geladeira até ficar firme, cubra com chocolate meio amargo para fechar e leve a geladeira novamente.

Mini Ovo de Páscoa com recheio de Nutella

Ingredientes

  • 500g de chocolate ao leite para cobertura

Recheio:

  • 1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 400g de chocolate ao leite picado
  • 5 colheres (sopa) de Nutella
  • Moldes para ovo pequeno

Modo de fazer

  1. Comece a preparar o ovinho de Páscoa derretendo o chocolate em banho-maria ou fazendo uso do micro-ondas. Se optar pelo micro-ondas mexa o chocolate de 30 em 30 segundo para não queimar, até derreter por completo.
  2. O segundo passo para fazer seus ovinhos de Páscoa é despejar porções de chocolate derretido sobre os moldes. Mexa o molde com o chocolate inteiro, para que o chocolate cubra toda a forma. Depois, para que o seu excesso saia da forma coloque-a em cima de uma tigela, onde o o chocolate possa escorrer.
  3. Após isso, leve os moldes até a geladeira por alguns minutos até o chocolate fique bem firminho. Depois disso, repita o processo mais duas vezes, sempre tendo muito cuidado para que o chocolate se espalhe uniformemente, pela forma.
  4. Raspe as laterais dos moldes com uma espátula. Coloque-os à geladeira até que fique firme. Prepare o recheio para colocar dentro dos ovinhos.
  5. Para fazer o recheio é preciso derreter o chocolate com o creme de leite em banho-maria ou ao micro-ondas (como já explicamos no primeiro passo). Adicione nessa mistura a Nutella, misture bem e deixe esfriar. Leve à geladeira até endurecer.
  6. Agora, bata esse creme na batedeira até formar um creme liso e coloque em um saco de confeitar com bico pitanga para enfeitar seu ovinho de páscoa com recheio de Nutella especial. Desenforme as casquinhas de ovos e preencha com o creme de Nutella.  Você pode servir em seguida o ovinho.

Receita de ovo de Páscoa Napolitano

Ingredientes:

  • 500 gramas de chocolate ao leite
  • 1 1/2 lata de creme de leite
  • 450 gramas de chocolate branco derretido picado
  • 1 colher (sobremesa) de glucose
  • 12 gramas de gelatina de morango
  • 45 mililitros de água fervente

Modo de preparo:

Para a musse de morango, em uma panela, coloque 1 lata de creme de leite até ferver, desligue o fogo, acrescente 150 g de chocolate branco e mexa bem até derreter.

Junte 1 colher da glucose, a gelatina dissolvida na água e mexa até misturar os ingredientes.

Deixe esfriar e leve à geladeira.

Para a musse branca, em uma panela coloque 1/2 lata de creme de leite até ferver, desligue o fogo, acrescente os outros 300 g de chocolate branco, a outra colher da glucose e mexa até misturar bem os ingredientes.

Deixe esfriar e leve à geladeira.

Para montar, derreta o chocolate ao leite de acordo com as instruções da embalagem.

Com uma colher, espalhe uma camada na forma, leve à geladeira para secar por 2 minutos.

Repita o procedimento para a segunda camada.

Espalhe o recheio de musse de morango e coloque uma camada de chocolate.

Leve à geladeira para secar por 2 minutos.

Por cima, espalhe o recheio de musse branca.

Cubra com uma camada de chocolate e leve à geladeira para completar a secagem, por 30 minutos.

Desenforme e embrulhe em papel chumbo.

Ovo de Páscoa Branco com Café

Ingredientes

  • 500 gramas de chocolate branco

  • 1 colher de café solúvel

  • Leite morno

  • 1 colher de canela em pó

  • 1 forma para ovo de páscoa de 350 gramas

  • Papel alumínio

Modo de Preparo

Corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os em um refratário junto com o café mais ou menos dissolvido em leite morno. Leve ao fogo em banho-maria com a água em temperatura entre 45 a 50 graus (a temperatura da água deve ser suportável ao contato das mãos).

Sem parar de mexer, deixe no fogo até o chocolate/café derreter. Acrescente a canela e mexa bem. Transfira para outro refratário e misture bem até esfriar por completo (28ºc). Com o auxílio de uma colher passe uma camada fina de chocolate na fôrma do ovo. Leve à geladeira até secar.

Retire e faça outra camada de chocolate e leve novamente à geladeira até o chocolate soltar da fôrma (coloque-o sobre uma base forrada com papel, pois ela servirá como apoio quando o chocolate se desprender da fôrma. Acomode-o o sobre a base com a parte oca voltada para baixo).

Retire da geladeira, desenforme e passe uma camada de chocolate derretido sobre as metades. Risque a superfície com o auxílio de um garfo. Com o restante do chocolate, modele bombons, ou vá engrossando as camadas das metades do ovo.

Área Padaria e Confeitaria 01

Ovo de Páscoa Branco

Ingredientes

  • 1 kg de chocolate branco picado

  • 2 fôrmas de 500 gramas

  • 1 pincel

  • 1 bandeja

  • Papel-manteiga

  • Fôrmas de bombons

Modo de Preparo

Derreta o chocolate branco picado e despeje em uma pedra de mármore. Tome cuidado para não molhar com água. Com uma espátula, mexa o chocolate até quase esfriar. Com a espátula, volte o chocolate para tigela. Molhe o pincel no chocolate derretido e passe nas fôrmas.

Leve à geladeira por 10 minutos. Faça outra camada de chocolate e leve à geladeira por mais 10 minutos. Dê uma terceira camada de chocolate e volte à geladeira, por 15 minutos, sobre uma bandeja forrada com papel-manteiga, com a parte interna da fôrma virada para baixo.

Assim que estiver ficando esbranquiçado, retire a fôrma da geladeira e desenforme sobre o papel-manteiga. Deixe secar por 1 hora. Com o restante do chocolate, preencha as fôrmas de bombons e leve à geladeira por 15 minutos. Desenforme sobre o papel-manteiga e deixe secar por 30 minutos.

Coloque-os dentro das cascas, una as duas partes e embrulhe.

Receita de Ovo de Trufa

Ingredientes

  • 1 kg de chocolate branco picado

  • Ganache

  • 250 gramas de chocolate meio amargo

  • 1/4 de xícara de creme de leite sem soro

  • 1 colher de chocolate ao leite derretido para decorar

Modo de Preparo

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Retire do fogo. Acrescente o creme de leite sem parar de mexer até formar uma pasta brilhante. Reserve na geladeira até o dia seguinte. Derreta o chocolate branco no micro-ondas por três minutos na potência média.

Retire do forno e mexa até acabar de se derreter. Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Pincele o chocolate derretido em uma fôrma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre papel-alumínio.

Deixe secar até a fôrma ficar opaca. Retire o ovo da geladeira e espalhe a ganache dentro, deixando um borda de 1 centímetro sem o recheio. Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre o recheio e devolva a fôrma à geladeira. Deixe secar. Desenforme com cuidado e faça arabescos com o chocolate ao leite derretido.

Deixe o ovo descansar na temperatura ambiente por uma hora. Embrulhe cada metade em papel-chumbo, junte-as e embale com papel decorado.

Receita de Ovo de Páscoa Red Velvet de colher

Chocolate branco, recheado com bolo e uma cobertura maravilhosa feita com cream cheese.

A cobertura fica super aveludada e o bolo super macio. Use um chocolate de boa qualidade para seu ovo de Páscoa ficar ainda mais delicioso.

Ingredientes:

Casquinha:

  • 150g de chocolate branco fracionado OU temperado

Bolo:

  • 75g de açúcar (1/2 xícara)
  • 75g de margarina gelada (3 colheres de sopa)
  • 1 ovo
  • 75g de farinha de trigo com fermento (3/4 de xícara)
  • 1 colher (de sopa) de corante vermelho em gel

Cobertura e recheio: 

  • 150g de cream cheese gelado
  • 75g de manteiga gelada
  • 1 colher (de sopa) de essência de baunilha
  • 1 xícara (de chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

Recheio para ovo de pascoa Floresta Negra

Ingredientes:

  • Bolo de chocolate (pode ser um bolo simples pronto)
  • Recheio de chocolate
  • Calda de açúcar (1 xícara de açúcar + 1 xícara de água, ferver por 5 minutos)
  • Chantilly pronto
  • Raspas de chocolate
  • Cerejas em conserva ou naturais

Montagem:

  1. Depois que a casquinha estiver pronta, corte o bolo no tamanho e formato da casquinha e coloque-o dentro, umedeça o bolo com a calda e coloque o recheio de chocolate por cima, cubra com mais bolo.
  2. Decore com o chantilly, as raspas de chocolate e as cerejas.

 

Veja também!  Ebook – Como fazer brigadeiros Gourmet

 

Receita de ovo de pascoa de colher sabor churros

Ingredientes:

  • Bolo branco
  • Doce de leite
  • Calda de açúcar (1 xícara de açúcar + 1 xícara de água, ferver por 5 minutos)
  • Canela à gosto
  • Açúcar granulado à gosto OU confetes

Montagem:

  1. Depois que a casquinha estiver pronta, corte o bolo no tamanho e formato da casquinha e coloque-o dentro, umedeça o bolo com a calda, polvilhe canela e coloque o doce de leite por cima, cubra com mais bolo.
  2. Decore com mais doce de leite, canela e açúcar.

 

Veja também!  Papinhas caseiras ou industrializadas? Prós e contras! Veja algumas receitas

 

Como moldar o chocolate

Despeje com uma colher apenas um pouco do chocolate derretido na fôrma até fazer uma camada bem fina. Segure a fôrma pelas extremidades, evitando transmitir o calor da mão para a massa temperada. Incline a fôrma e raspe a superfície plana com uma espátula.

Cubra com papel-manteiga ou alumínio e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, com a cavidade voltada para cima. Retire a fôrma da geladeira e coloque mais chocolate, formando uma camada mais grossa. Não esqueça de girar a fôrma ou de usar uma colher para espalhar o chocolate por igual.

Repita a operação retirando o excesso com a espátula. Cubra a fôrma e leve-a novamente à geladeira, com a cavidade voltada para baixo. Após 5 a 10 minutos, verifique se o fundo da fôrma está com cor opaca ou branca e retire-a da geladeira. Para tirar o chocolate da fôrma, vire-a de cabeça para baixo sobre uma superfície lisa para que o chocolate se desprenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *