Ebook – A jardinagem como um negócio lucrativo

Jardinagem é uma atividade profissional ou recreativa que tem o objetivo de embelezar determinados locais, públicos ou privados pelo cultivo e manutenção de plantas.

O adepto da jardinagem, profissional ou não, designa-se como jardineiro. São muitos os locais onde se podem praticar tal arte: desde espaços grandes até pequenos pedaços de terra , como um simples vaso de flor. Embora se pratique jardinagem essencialmente com fins ornamentais, poderão existir também objetivos educativos (jardins botânicos ou zoológicos) e de organização do território e urbanismo, principalmente nas grandes cidades, onde os jardins (parques) são de grande importância para a qualidade de vida dos seus habitantes.

A jardinagem de interiores ocupa-se, essencialmente da manutenção de plantas ornamentais domésticas, usadas por toda a casa, mas podendo ter lugar de destaque nos chamados jardins de inverno.

Em algumas culturas, como a japonesa, a jardinagem é considerada uma arte de importância considerável.

Ela também pode ser considerada um sistema agrícola, e faz parte dos mundiais. Pode ser encontrado na Ásia de monções (Vietnã, Camboja, Japão), utiliza poucas técnicas de produção (mão de obra abundante e barata), cultivo em pequenas e médias propriedades; policultura voltada ao mercado interno. Exemplos: arroz (rizicultura) e hortaliças.

Você pode achar fácil criar um ambiente cheio de flores, até fazer aquele quintal com hortaliças para vender, mas a jardinagem na prática vai muito além, saber o que e quando plantar em cada ambiente, quais flores e plantas podem ficar dentro de casa e as que devem ser plantadas no lado de fora, como decorar um ambiente sofisticado ou rustico apenas dispondo vasos de plantas.

É algo que exige bom gosto, dissernimento, gostar de flores e plantas, estar disposta a se sujar,claro, e algumas dicas, porque talento só se descobre na prática do oficio.

Alguns anos atrás um jardim como este acima era visto apenas em residências grandes com uma arquitetura diferenciada, em praças de condomínios, e jardins de cidades turísticas como o “Jardim Botânico”.

Mas graças há grandes arquitetos com idéias mais ecológicas, incluíram em suas obras arquitetônicas jardins como parte de sua criação. Daí surgiu os paisagistas e a jardinagem profissional que até então eram vistos como aquele que poda e rega as plantas.

A jardinagem hoje é vista como arte e tem gerado trabalho e renda para muitas pessoas, algumas pessoas se especializam em fazer trabalhos bem específicos como criar vasos de cimento e pedras, que criam bonecos em árvores e que usam objetos como parte da decoração.

13 dicas de jardinagem para ajudar suas plantas

 

 

No ebook “A jardinagem como um negócio lucrativo”, você vai ter acesso a mais de 60 dicas de como empreender com a jardinagem profissional, você vai poder não só criar seu próprio jardim, mas também fazer da jardinagem seu novo trabalho.

Como bônus, um outro ebook com dicas de como divulgar e mostrar seu trabalho com um plano de negócios.

A criadora do ebook Raquel Patro é jardineira, paisagista e palestrante, mas mais conhecida por ser a editora do maior site sobre plantas em língua portuguesa, o Jardineiro.net.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *