Como surgiu a Pizza? Como fazer pizza em casa?

A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Á partir daí a novidade foi parar na Etrúria, na Itália.
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de “pão-de-abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.
Veja também!  Como controlar diabetes apenas com alimentação
Os fenícios, sete séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea”, indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port’Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.
Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.
Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária Italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de mussarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.
Abaixo temos a receita da massa caseira, do molho tradicional, agora, o recheio é por sua conta!

Receita de massa de pizza caseira

Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

Modo de preparo

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.

Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.

Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções.

 

COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR

Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Quer sovar à mão?

Esta receita pode ser sovada na batedeira, mas também dá para fazer à mão. Nesse caso, prepare meia receita por vez. Se for preparar pela primeira vez na batedeira, confira antes no manual se o modelo bate massa de pão e pizza.

 

Receita de molho de tomate para pizza

Ingredientes

  • 5 tomates maduros
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água começar a ferver, coloque os tomates e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – o choque térmico faz com que a pele se solte mais fácil. A partir do corte em x, puxe a pele dos tomates e descarte.
  2. Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Transfira as metades para o liquidificador e bata até ficar liso. Descasque e pique fino o alho.
  3. Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue o alho por cerca de 1 minuto, apenas para perfumar. Misture o tomate batido e o orégano. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo bem, até encorpar. Desligue o fogo e sirva a seguir.

 

Pizza de frigideira de massa de pastel

Ingredientes

  • 30cm de massa de pastel
  • Azeite para untar
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 4 fatias de presunto
  • 4 fatias de queijo mussarela
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

Abra o rolo de massa de pastel e posicione sobre o fundo da frigideira em que vai fazer a pizza. Com uma faca, corte um círculo do mesmo diâmetro da frigideira. Pincele a frigideira com azeite e coloque a massa. Leve ao fogo baixo por 2 minutos. Espalhe o molho de tomate, o presunto e a mussarela. Polvilhe com orégano, tampe e deixe cozinhar por 3 minutos ou até as bordas dourarem e o queijo derreter. Sirva em seguida.

 

Receita de Torta-pizza

Ingredientes

  • 1 pacote de pão de forma sem casca (350g)
  • Azeite para untar

Recheio

  • 400g de presunto fatiado
  • 400g de queijo mussarela fatiado
  • 3 tomates em rodelas
  • Sal e orégano a gosto
  • 1/2 caixa de creme de leite (100g)

Modo de preparo

Com algumas fatias de pão de forma, forre o fundo e laterais de uma fôrma de aro removível de 22cm untada. Dentro da fôrma, faça camadas de presunto, de mussarela, de tomate temperado com sal e orégano, e de pão umedecido com creme de leite temperado com sal. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando em presunto, queijo mussarela e tomate temperado com sal e orégano. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.

===================================  ==================================

EBOOK – Aprenda a fazer deliciosas Pizzas

O “guia simples Pizzas” é um livro de receitas para pessoas que querem aprender a arte culinária das pizzas, para receber seus amigos e familiares nos finais de semana. No e-book ensino como fazer as principais massas para as melhores pizzas, mostro uma lista enorme de variações de coberturas e variações de sabor, além de segredos que só os profissionais conhecem para fazer uma ótima pizza.

====================================  =====================================

Receita de pizza no palito

 
 
Massa
50 gramas de fermento biológico
1 colher de sal
1 pitada de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água morna
500 gramas de farinha de trigo
Farinha de trigo para enfarinhar
Misture o fermento, o sal e o açúcar até ficar líquido. Acrescente o óleo, a água morna e misture. Coloque a farinha de trigo. Misture até que desgrude das mãos e sove bem a massa. Faça bolinhas e deixe descansar sobre uma superfície enfarinhada por 20 minutos ou até dobrar de volume.
Recheio
200 gramas de mussarela fatiada
200 gramas de presunto fatiado
2 tomates cortados em rodelas bem temperados com sal e orégano
1 ovo batido
Orégano para polvilhar
Queijo ralado para polvilhar
Abra cada bolinha com o rolo. Recheie com 1 fatia de mussarela, 1 de presunto, 1 rodela de tomate temperada e enrole como se fosse um rocambole. Espete num palito de churrasco. Espalhe numa forma, pincele o ovo e polvilhe o orégano e o queijo. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *