Dicas para o uso Correto do Liquidificador

Desde que surgiu, o liquidificador é um aparelho indispensável na cozinha, é fabricado em diversas cores e com algumas pequenas diferenças quanto a tamanhos e potencia. Mais simples ou com filtro, os liquidificadores facilitam de forma concreta o dia a dia de quem gosta ou não de cozinhar.
O liquidificador é usado para misturar líquidos (laticínios, molhos, sucos de frutas, sopas, drinks e vitaminas) e ingredientes leves (massa de panqueca ou maionese. Fazer purê de ingredientes cozidos, como papinhas de bebês).
Por possuir laminas e um motor forte, deve ser utilizado com a devida cautela, não sendo indicado para crianças ou pessoas com dificuldades.
Quando estiver batendo líquidos com a adição de gelo, limite a quantidade a 4 copos (1 Litro).
Por se tratar de copo plástico resistente ao calor, você pode preparar alimentos líquidos quentes, porém, não utilize o produto para preparar alimentos ou líquidos com temperaturas próximas da fervura.
  • A temperatura máxima é de 80 graus.
  • Eles também devem conter pouco óleo ou gordura.
  • Não mergulhe o copo em água fervendo.
Quando os ingredientes grudarem nas paredes do copo, desligue o aparelho da rede elétrica, retire a tampa e remova a mistura da parede com uma espátula plástica. Recoloque a tampa e continue o processo.
Quando estiver preparando misturas sólidas e líquidas, coloque no copo primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos.
Para melhores resultados, alguns alimentos devem ser adicionados à mistura através da sobre tampa enquanto o aparelho estiver em funcionamento.
O liquidificador não é adequado ao preparo de alguns tipos de alimentos, como: claras em neve, chantilly, purê de batatas, carne moída, massas muito pesadas.
Para evitar danos ao aparelho, alguns itens não devem ser colocados nele, como: ossos, pedaços grandes de alimentos congelados e alimentos muito duros, que não possam ser cortados facilmente.
Para picar ou ralar alimentos muito duros, corte-os em pedaços de aproximadamente 2 centímetros e alimentos mais moles, em pedaços de 5 centímetros. Coloque-os em pequenas quantidades e aos poucos ao invés de processar grandes quantidades uma única vez.
Não ultrapasse a metade do copo
Para triturar gelo, coloque um copo de água no copo do liquidificador e adicione 4 cubos de gelo. Trave a tampa do liquidificador e bata na velocidade máxima até atingir a consistência desejada. Se for necessário adicionar mais gelo, coloque os cubos um a um retirando a sobre tampa do aparelho.
O gelo também pode ser triturado utilizando-se a função pulsar, colocando-se os cubos um a um.
Ao preparar receitas de massas consistentes em seu liquidificador, uma ótima dica é usar o botão pulsar antes de liquidificar, pois ele quebra melhor a solidez dos ingredientes.
Para evitar respingos em receitas mais líquidas, nunca ultrapasse o volume máximo indicado no copo.
Para preparos quentes ou que formem muita espuma, o volume máximo recomendado é de 1,1 litro.
Para evitar que transborde, sempre monte a sobre tampa à tampa antes de iniciar o processo.
Se você não tiver certeza da velocidade a ser utilizada, use a velocidade máxima.
Use a função Pulsar para preparos que necessitem de paradas frequentes. Se você não estiver satisfeito com os resultados obtidos ao processar ingredientes sólidos, desligue o aparelho e utilize algumas vezes a função PULSAR.
Outra alternativa é reduzir a quantidade de ingredientes no copo, processando pequenas quantidades por vez.
Para os liquidificadores que vem com um filtro, você pode usar o acessório para preparar um molho mais homogêneo ou sucos naturais.
As sementes e bagaços serão coados pelo filtro.
Quando você estiver processando grandes quantidades, é aconselhável não colocar todos os ingredientes no filtro de uma só vez. Comece usando pequenas quantidades, deixe o aparelho ligado por um tempo, desligue e depois acrescente novamente pequenas quantidades.
Repita este procedimento enquanto processa todos os ingredientes.
A quantidade de ingredientes colocada no filtro NÃO deve ultrapassar a altura da tela metálica.
Deixe o aparelho esfriar a temperatura ambiente depois de fazer cada receita.
Para os liquidificadores que vem com uma espátula, ao utilizá-la certifique-se que a tampa está encaixada no copo do liquidificador. Enquanto a espátula estiver encaixada corretamente a tampa, você poderá move-la em circulos ou para cima e para baixo, de forma segura.

Veja também!  Como colocar potes por baixo das prateleiras

 

Limpeza do liquidificador

O botão pulsar serve também para limpar o seu liquidificador mais profundamente, principalmente as facas. Ao terminar de usar o produto, encha o copo com água e detergente e aperte o botão pulsar várias vezes.
O botão AUTOCLEAN possui a rotação exata para limpar o seu liquidificador. Encha o copo com água e detergente até a marca de 500 ml, trave a tampa no copo e aperte o botão AUTOCLEAN. Enxague em seguida em água corrente, para remover todo o detergente.
Após ter preparado receitas que deixam resíduos com maior teor de gordura no seu liquidificador, use o pulsar e o AUTOCLEAN conforme descrevemos anteriormente, mas com água aquecida e, se necessário, repita a operação até obter o resultado desejado.
  • Nunca mergulhe o aparelho e nem lave a base (motor) sob água corrente.
  • Limpe utilizando somente um pano úmido.
  • Lave todos os acessórios e as partes destacáveis.
  • É mais fácil limpar o aparelho, suas partes destacáveis e acessórios, imediatamente após o uso.
  • Nenhuma peça ou acessório deve ser lavado na máquina de lavar louças.
  • Tenha a certeza de que o aparelho esteja fora da tomada antes de limpá-lo.

Para prevenir acidentes

Antes de ligá-lo, verifique se a voltagem indicada no aparelho corresponde à voltagem do local (110-120/127 V ou 220-230/240 V).
Não toque nas lâminas, principalmente com o aparelho conectado à tomada. Elas são muito afiadas.
Nunca coloque os dedos ou qualquer objeto dentro do copo com o aparelho em funcionamento.
Se as lâminas ficarem presas, desconecte o plugue da tomada antes de remover os ingredientes que estão causando o bloqueio.
Antes de ligar o aparelho, verifique sempre se a tampa está devidamente fechada e se o copo medidor está inserido corretamente.
Nunca ligue o liquidificador com o copo vazio e não remova a tampa do copo antes da parada total das facas.
  • Se o fio ou plugue danificar, deverá ser substituído em uma assistência técnica.
  • Não utilize o aparelho caso o fio, o plugue ou outra parte do aparelho esteja danificado.
  • Não exceda as quantidades e os tempos de preparação indicados.
  • Encaixe o copo sobre a base corretamente, seguindo as instruções, antes de introduzir o plugue na tomada.
  • Nunca retire o copo com o liquidificador em funcionamento.
Não deixe o liquidificador ligado por mais de 3 minutos seguidos.
Se você não terminou de processar sua receita, desligue o aparelho por 1 minuto antes de continuar o uso.
Não jogue o aparelho fora junto ao lixo de casa ao término de sua vida. Entregue-o para algum coletor ou unidade de reciclagem.
Fazendo isto, você estará ajudando a preservar o meio ambiente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *