Tipos de unhas postiças e como coloca-las

As unhas postiças são unhas artificiais colocadas sobre as unhas naturais e, em seguida, revestidas com gel ou esmalte. Elas podem cobrir somente a extremidade das unhas, ou toda a superfície da unha. Você pode comprá-las para aplicar em casa ou optar por fazê-las no próprio salão de beleza, com a ajuda de um profissional.

Existem vários modelos de unhas postiças e cada pessoa se adapta melhor a um modelo específico. O ideal é que as unhas postiças sejam usadas esporadicamente, pois as colas usadas para fixa-las podem causar danos às unhas naturais, devido aos químicos presentes em sua composição.

As unhas postiças mais comuns são feitas com plástico ABS, mas existem unhas de diversos outros materiais: porcelana, acrílico, fibra de vidro, entre outros. Existem também aquelas confeccionadas com materiais antialérgicos.

Tipos de unhas postiças

Os tipos mais conhecidos são as que exigem o uso de cola à parte para fixação. No mercado, também estão disponíveis as opções autocolantes, as tips (que são ponteiras para alongamentos de unhas, aplicadas apenas na ponta da unha original para aumenta seu tamanho), unhas de gel e suas variações, como acrigel, unhas feitas com moldes, com fibra de seda e fibra de vidro, além de unhas de porcelana.

Unhas postiças altocolantes comprar

 

Unhas postiças comuns

As unhas postiças comuns são práticas, mais fáceis de aplicar e não precisam ser cortadas toda semana. Além disso, o esmalte tem boa durabilidade. No entanto, o uso frequente das unhas postiças comuns pode prejudicar a saúde das unhas naturais alterando o aspecto da lâmina ungueal em decorrência da aplicação de cola.
A desvantagem dessas unhas é que o uso da cola separada pede cuidados. É preciso aplicar a quantidade certa, uma gota, para que não ocorram vazamentos.

Como Aplicar e Cuidar de Unhas Postiças

 

Unhas postiças autocolantes

As unhas postiças autocolantes, como o próprio nome diz, são aquelas que não exigem uso de cola à parte para serem fixadas sobre as unhas naturais.
Por isso, elas são mais fáceis de aplicar e de ajustar conforme o tamanho e o formato da unha. Não necessitam de tempo para secar e, por não conterem cola líquida, também não vazam.
Para os fãs de nail art, as unhas postiças autocolantes muitas vezes já vem com designs prontos. Elas também podem ser aplicadas em casa com ainda mais facilidade, têm durabilidade maior e são mais resistentes.
O ponto negativo é que, por causa de todas essas vantagens, as unhas autocolantes costumam ser mais caras.

 

 

Veja também!  Unhas feias podem ser sinal de doenças

Unhas postiças tips

Este tipo de unha postiça é aplicada apenas na ponta da unha natural e serve para alongá-la. Geralmente, ele é indicado para pessoas que não conseguem deixar as unhas crescerem naturalmente sem ocorrer quebras durante o processo ou até mesmo para aquelas que querem ter unhas longas e bonitas em um período de tempo mais curto.
A aplicação das unhas “tips” é rápida e prática, pois basta você colar as ponteiras nas extremidades da unha natural. Por outro lado, a cola utilizada para fixação deste tipo de unha postiça podem danificar a ponta das unhas naturais, deixando-as enfraquecidas por um tempo – pelo menos até que elas cresçam novamente.

kit 500 tips unhas postiças no Mercado Livre

Unhas de gel, de porcelana e suas variações
As unhas postiças feitas com gel são super-resistentes e têm um aspecto bastante natural. Elas são a solução perfeita para quem tem unhas muito fracas e que quebram com muita facilidade, pois protegem a unha natural, permitindo que ela cresça de forma saudável. Além disso, o brilho da unha é permanente mesmo sem esmalte.

Para ter unhas de gel bonitas e mãos delicadas e elegantes é necessário ir no salão para melhorar o sua aparência de 3 a 5 semanas porque as unhas vão crescendo, sendo importante colocar o gel na raiz das unhas.
As unhas de gel são feitas aplicando uma camada de gel próprio para unhas sobre a unha original e depois é necessário colocar as mãos num pequeno aparelho que emite luz ultra violeta para secar. Quando seco pode-se pintar de qualquer cor e nem mesmo o removedor de esmalte ou acetona são capazes de tirar o esmalte das unhas de gel.

A desvantagem é que o formato das unhas naturais vai se modificando aos poucos, principalmente após um longo período de uso. Isso pode levar ao surgimento de estrias e vincos e fazer com que elas quebrem com mais facilidade também.
O processo de remoção também é um ponto a ser considerado. Ele é feito somente com uma lixa, o que pode enfraquecer a unha natural por algum tempo também.


Técnica para colocar unhas de gel
Antes de aplicar o gel que dá forma à unha deve-se lixar e cortar a unha original de forma a ficar uniforme e colar os moldes de cada dedo sobre a unha.
Só depois, as unhas de gel são aplicadas colocando por cima da unha original um gel, podendo alongá-las ou não e voltando a lixar com o formato que se deseja, podendo ser redondas, quadradas ou com ponta.
Para secar o gel deve-se expostas à luz ultra violeta dentro de um pequeno aparelho por cerca de 2 minutos. Enquanto o gel seca dentro do aparelho é frequente sentir uma pequena dor, como se fosse uma picada.
Só depois do gel secar é que se pode pintar as unhas de qualquer cor e aplicar adornos a gosto e segundo a ocasião.
Veja também!  5 dicas de como usar vermelho na produção

Posso colocar unhas de gel em casa?
Apesar de existirem produtos para aplicação de unhas de gel em casa, o efeito é mais bonito quando é feito no salão de beleza. A sua aplicação demora na primeira aplicação cerca de 1 hora e meia e a manutenção da unha cerca de 45 minutos.

 

Como tirar as unhas de gel
Para retirar as unhas de gel corretamente e com segurança deve-se voltar na manicure para que ela remova as unhas de gel com um produto próprio para este fim, podendo utilizar até mesmo o forno de UV para facilitar o processo.
Retirar as unhas de gel em casa, utilizando acetona, removedor de esmalte, lixando a unha ou com uma espátula é contraindicado porque pode prejudicar a saúde das unhas. Quando estas técnicas caseiras são utilizadas pode-se machucar a pele em volta da unha e a unha pode quebrar ou ficar muito fraca.
No entanto existe a possibilidade de comprar um kit completo de unhas de gel pela internet. O kit contém o forninho, o gel, o esmalte e o removedor, vindo com todas as instruções necessárias para fazer e tirar as unhas de gel em casa.

Como as unhas postiças são aplicadas?

Confira o passo a passo:

1. Antes de qualquer coisa, é necessário remover o brilho da unha natural, tornando-a fosca, com o auxílio de uma lixa especial (como essa da foto abaixo) para a superfície das unhas. Isso ajuda na fixação das unhas postiças e prolonga sua duração;
 
2. Depois, a unha deve ser limpa. O ideal é usar álcool 70% para garantir a limpeza total e também a aplicação eficiente da cola;
  3. Em seguida, selecionam-se as unhas que serão aplicadas, verificando a que melhor se adequa à unha da pessoa. Ao comprar as unhas, elas já vêm com diversos tamanhos, para que você possa escolher o que terá aparência mais natural. Geralmente, a melhor opção é a que se aproxima o máximo possível do tamanho das unhas naturais, para ter certeza, coloque-a, sem cola, em cima da sua unha natural;
  4. Antes da aplicação, não se pode esquecer de remover o pozinho branco que fica na unha após o lixamento. Para isso, costuma-se usar um removedor de esmalte;
  5. Na hora de aplicar a unha, pinga-se uma gota de cola especial para unhas postiças, espalhando-a por toda a unha. A quantidade ideal de cola é um fator determinante para que a unha postiça dure o tempo certo;
  6. Encosta-se a unha postiça na base da unha natural e empurra-se a cutícula com bastante cuidado, de modo que fique encaixada perfeitamente, parecendo natural. Se preferir, passe um Hidratante nas unhas e cutículas e depois arraste a cutícula de modo com que ela descole antes de colar as unhas.
Em seguida, deve-se pressionar a unha postiça sobre o dedo por aproximadamente quinze segundos até que a cola esteja totalmente fixada. É preciso muito cuidado na hora de fixar a unha postiça para que não haja a formação de bolhas de ar entre a unha natural e a artificial. Se isso acontecer, repita o processo;
  7. Este procedimento é repetido com todas as unhas. Depois, se necessário, pode-se cortar as unhas postiças e lixá-las até que fiquem no comprimento e no formato desejados. Alicates e lixas são os instrumentos mais indicados para adaptar o comprimento e a forma da unhas postiças.
Para um acabamento perfeito, pode ser preferível que a pessoa remova ou pelo menos empurre a cutícula antes de aplicar as unhas postiças, mas não é recomendável que isso seja feito imediatamente antes da aplicação. O ideal seria ficar sem fazer as cutículas por uma semana antes de colocar as unhas postiças.
As unhas postiças demoram de uma a duas horas para serem aplicadas e a manutenção deve ser feita a cada 15 ou 20 dias, dependendo muito do estado das unhas.
Muitas colam com Super Bonder, com certeza vão ficar mais prezas nas unhas, mas quando quiser tirar vai ser bem mais difícil, sem falar do risco de cair entre os dedos, pra descolar vai ser doloroso. Sugiro o uso de uma cola específica.
Espere pelo menos uma hora até colocar a mão debaixo da água, para dar tempo de garantir a fixação da cola nas unhas. Além disso, é normal sentir pressão na unha nas primeiras horas de uso, mas o desconforto costuma desaparecer rapidamente.
O processo de esmaltação das unhas postiças é exatamente o mesmo das unhas naturais, desta forma os cuidados tomados devem ser os mesmos.
Esmaltes de cor escura, por conterem forte poder de pigmentação, podem manchar tanto as unhas naturais quanto as postiças, por isso é muito importante sempre fazer uso de uma base incolor antes de pintar as unhas com uma cor mais forte.
Lembre-se sempre de aplicar a unha postiça antes de passar o esmalte.

Kit de Unha Acrílico Profissional New Me by First Kiss

 

 Contraindicações das unhas postiças

Aplicar unhas postiças sobre as unhas naturais pode levar ao surgimento de doenças bacterianas ou fúngicas, causadas pelo abafamento da unha. Isso é ainda mais comum em casos de pessoas que costumam ficar com as unhas artificiais por muito tempo.
A má aplicação também pode prejudicar a saúde das unhas naturais, além de causar dor e desconforto.
Gestantes e pessoas com diabetes e alergia, em geral, são incentivadas a não fazer uso das unhas postiças, pois quaisquer problemas ocasionados pela má aplicação das unhas, por exemplo, podem levar a complicações ainda mais sérias para essas pessoas.
Utilizar unhas postiças requer cuidado e atenção. Não é possível usar qualquer tipo de cola, pois alguns contém produtos químicos altamente tóxicos que podem causar problemas muito sérios nas unhas.
Esse cuidado é necessário por causa da composição das colas utilizadas para fixação das unhas postiças. Toda cola contém epóxi, uma substância extremamente corrosiva que poderá causar traumas temporários às unhas naturais.
Por isso, a aplicação de unhas artificiais deve ser esporádica e temporária. O uso dessas colas cria um espaço muito pequeno entre as unhas naturais e as postiças, mas suficiente para que se forme o ambiente propício para o surgimento de fungos: úmido e com foco de sujeiras.
Dentre os outros problemas que podem surgir com a aplicação das unhas postiças estão alterações no leito ungueal (que é a parte debaixo das unhas), descamações, mudanças de cor das unhas e o surgimento de alergias ? principalmente por causa da cola.
Para quem desejar trocar as unhas postiças. É importante aguardar alguns dias, passar uma base fortalecedora e usar algum creme para hidratar a pele ao redor das unhas naturais.

 

Como remover as unhas postiças?

  É preciso muito cuidado na hora de remover as unhas postiças para não danificar as unhas naturais. Para retirá-las, primeiramente é preciso cortar as unhas postiças com um cortador de unhas. Em seguida, aplique um pouco de vaselina na pele ao redor das unhas e também nas cutículas. Isso ajuda a prevenir que a pele fique irritada devido ao uso de um removedor de esmaltes.
Em seguida, pegue pedaços de algodão, encharque-os com removedor de esmaltes e aplique-os sobre as unhas. Em cima de cada pedaço, coloque uma tira de papel alumínio em cima e enrole bem.
Aguarde por aproximadamente 20 minutos, o suficiente para que a cola da unha postiça derreta completamente.
Depois deste período, retire o papel alumínio e o algodão. A unha postiça também sairá facilmente. Em seguida, lixe levemente o que sobrou nas unhas naturais com um polidor, modelando-as com a lixa de unha. Por último, o ideal é passar uma base fortalecedora de unhas e um creme ou óleo hidrante para as mãos.

Fonte: www.sitedebelezaemoda.com.br / www.minhavida.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *