Dicas de costura para iniciantes

Quem olha de fora pensa que costurar é um trabalho fácil para qualquer pessoa, mas tenho certeza que você já tentou, acabou encontrando dificuldade em coisas bobas.
A costura também é considerada uma arte, é usado muito por artesãs, e é preciso sim de muita abilidade, mas isso só conseguimos com o tempo.
Aprender certos macetes pode ajudar muito, pensando nisso que selecionamos abaixo algumas valiosas dicas de costura para iniciantes e para as profissionais também.

1) Bainhas

Use um papel mais grosso (cartolina) e com uma régua trace linhas com as medidas das bainhas que mais usa. Depois, é só posicionar o tecido e com um ferro quente fazer a dobra do tamanho que quiser. Para fazer uma bainha com a ponta dobrada para dentro coloque o papel dentro da dobra, deixe um pedaço do papel para fora da dobra para que você possa puxar depois, passe o ferro e retire o papel, depois é só costurar.

2) Como pregar botões com a máquina de Costura

Rebaixe os dentes da máquina.
Coloque a sapata para pregar botões.
Coloque o botão a ser pregado entre a sapata e o tecido e abaixe o calcador.
Gire o volante com a mão e regule a largura do zig-zag de forma que a agulha entre nos dois furos do botão.
Dê aproximadamente uns 7 pontos.
Passe os dois fi os no avesso do tecido e prenda-os com um nó.
Veja também!  Artesanato com Material Reciclado Para Crianças em PDF

3)   Passar a linha na agulha

Use spray de cabelo na ponta da linha. Vai endurecer a ponta da linha e facilitar na hora de colocá-la na agulha.

4) Troque os carretéis

Para acelerar o processo de costura use cones de overloque
 E se ele ficar muito grande no pino, use uma xícara ou caneca para armazená-lo. Coloque a caneca com o cone ao lado da maquina, logo abaixo do pino e prenda a ponta da linha normalmente à máquina de costura. O cone formará um ângulo perfeito de 90° graus e a linha se desenrolará normalmente à medida que você for trabalhando.

5) Margem da Costura Perfeita

 
A costura perfeita exige deixar alguns centímetros de sobra no tecido como margem de segurança ao costurarmos. Alguns moldes de costura já vêm com este recuo demarcado. Se não vem, você pode fazer uma margem no tecido ao traçar o molde.
Junte dois lápis com um elástico ou fita adesiva e risque o tecido. A linha exterior traçada pelo lápis será a sua margem de costura perfeita, e você fará o risco somente uma vez, sem precisar tirar medidas.

6) Demarcando a costura na máquina

Coloque elásticos na base da sua máquina para não perder de vista os limites da costura, sem precisar riscar o tecido. Assim você irá costurar exatamente a largura que deseja sem deixar que o tecido se mova. Dessa forma, para aumentar e diminuir os limites da costura basta movimentar os elásticos pela base da máquina.

Maquina de costura para iniciantes

 –

7) Dica para quardar alfinetes

Faça uma almofadinha para espetar agulhas e alfinetes com palha de aço. Assim as suas agulhas e alfinetes ficarão sempre afiados.

 

Veja também!  3 formas de dobrar bambu para artesanato e carpintaria

 

8) Como costurar um zíper

Na hora de costurar um zíper una as duas partes do tecido com uma costura linear simples, depois costurar o zíper entre ela. Feito isso, corte e abra a costura para descobrir o zíper logo abaixo.

 

09) Como costurar um tecido felpudo

Para costurar tecidos felpudos como o veludo, plush, microfibra e outros, a melhor dica é colocar sacola plástica sobre o tecido e iniciar a costura na máquina. Você vai ver como a agulha irá deslizar e o processo será muito mais rápido.

 

10) Como fazer os botões durarem mais tempo

Aplique base para unhas ou esmalte incolor sobre os botões, assim as linhas que os prendem em seus lugares irão ficar enrijecidas e mais resistentes.

11) Como costurar um elástico rapidamente

O intuito do elástico é conferir elasticidade a determinada área da roupa, sendo assim, se você fizer um ponto linear e horizontal, você irá prender o elástico, o que irá impedí-lo de esticar. Por isso, configure sua máquina de costura para o ponto zigzag, e o elástico ainda terá espaço para se movimentar.

12) O que fazer com tecido desgastado

Para não deixar que um tecido fique com vários fios puxados e aquela aparência desgastada e corroída você pode cortar as suas bordas com uma tesoura de corte ondulado. Esta dica pode economizar o tempo de produzir uma bainha se estiver com pressa.

13) Furos em meia-calça

Assim que você perceber algum furinho em sua meia-calça, corra e aplique uma base para unhas no local ou algum outro esmalte incolor. O efeito será o mesmo dos botões, a costura irá se enrijecer e ficará mais resistente. Dessa forma sua meia-calça terá uma vida útil maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *