O que é um coletor menstrual? Como usar?

Coletor menstrual é um copo maleável criado exclusivamente para coletar seu fluxo menstrual do lado interno.

Diferente do absorvente e os tampões (que também são internos) que absorvem o sangue e que depois você tem que jogar fora, os coletores mestruais quarda todo o sangue para ser despejado no vaso sanitário, lavado e reutilizado, ele pode ser usado por uns 5 até 10 anos.

O mais simples tem a forma de um sino ou taça, feito em silicone médico, elastômero termoplástico ou látex.

Ele não causa sensação de peso e não incomoda ao urinar. Também não altera as condições de umidade, pH e flora vaginal, por ser feito de silicone e não ter função absorvente. O coletor também pode ser usado durante atividade física na água e fora dela, e pode ser usado antes do início da menstruação (ideal para mulheres com ciclos irregulares).

Não foram relatados casos de infecções pelo o uso do coletor, mas é muito importante fazer a higienização das genitalias e do coletor.

 

FORMATOS E TAMANHOS

Na hora de comprar alguns critérios devem ser levados em conta, tais como a compleição física, a ocorrência ou não de gravidez e parto (independente da via de nascimento) e a intensidade do fluxo.
Em relação ao fluxo, os coletores de tamanho maior para mulheres que o fluxo é maior; mas, mesmo os menores coletores possuem capacidade muito maior do que a maioria dos tampões convencionais.

Veja também!  Mitos e verdades sobre tatuagem

COMO USAR O COLETOR MENSTRUAL

A dificuldade na retirada geralmente é causada pela força do vácuo formado pelo coletor dentro do canal vaginal(necessário para evitar vazamentos e para manter o dispositivo no lugar); isto pode ser solucionado com técnicas de retirada do vácuo antes da remoção do coletor.

Thumbs downCólicas menstruais
– algumas mulheres notam um aumento na frequência e/ou intensidade deste problema ao usar o coletor; isto se deve, quase sempre, ao posicionamento inadequado do mesmo no interior do canal vaginal.

Thumbs downVazamento
– os casos de vazamento podem ocorrer por má colocação do dispositivo, não-formação do vácuo interno ou mesmo por intensidade do fluxo coletado. Deve-se procurar a melhor forma de inserção para que o mesmo fique adequadamente acoplado no canal vaginal, bem como observação do fluxo menstrual e da capacidade do coletor.

Thumbs downIncômodo
– algumas vezes, o mau posicionamento do coletor pode causar incômodo; basta encontrar a localização ideal do mesmo no canal vaginal, e sua presença não deve ser sentida. Em alguns modelos, o coletor possui uma haste que ajuda na remoção, e ela pode ser muito longa para algumas mulheres, o que provoca algum incômodo – neste caso, basta cortar uma parte da haste (algumas mulheres preferem o coletor sem qualquer tipo de haste).
Não é recomendado no período puerperal (pós-parto).

Em certos modelos, o coletor não é recomendado para mulheres que ainda não tenham tido relações sexuais e que se incomodem com o rompimento do hímen, uma vez que sua inserção ou retirada provavelmente causará este rompimento. No entanto, existem marcas que disponibilizam vários tamanhos para que o coletor menstrual escolhido se adapte perfeitamente às características e necessidades da usuária.
Este tipo de dificuldade costuma ser solucionado com o passar do tempo e com o aumento da experiência da usuária.
Caso haja qualquer problema incomum ou de difícil resolução, o correto é procurar ajuda médica.

Coletor menstrual x Tampão


Diferente do coletor que guarda grandes quantidades de sangue, o tampão (também conhecido como ou absorvente interno), é um tipo de absorvente feminino, inserido no canal vaginal e que absorve o sangue da menstruação.

Seu uso é mais problemático que o de um absorvente normal, pois sua duração é menor (exigindo uma troca mais frequente) e sua eficácia é limitada (somente para pequenos fluxos menstruais), assim como predispõe ao risco de infecções, em função de seu uso interno.

Como Limpar Um Coletor Menstrual

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *