Saúde

Quando e Como Lavar as Mãos? 5 Etapas para Lavar as Mãos da Maneira Certa!

A lavagem das mãos é uma das melhores maneiras de proteger você e sua família de ficarem doentes. Aprenda quando e como você deve lavar as mãos para se manter saudável.

Como os Germes se Espalham?

Lavar as mãos pode mantê-lo saudável e impedir a propagação de infecções respiratórias e diarreicas de uma pessoa para outra.

Os germes podem se espalhar de outras pessoas ou superfícies quando você:

  • Tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
  • Preparar ou comer alimentos e bebidas com as mãos não lavadas
  • Tocar em uma superfície ou objetos contaminados
  • Assoar o nariz, tossir ou espirrar nas mãos e tocar as mãos ou objetos comuns de outras pessoas

Principais Momentos para Lavar as Mãos

Você pode ajudar a si mesmo e a seus entes queridos a manter-se saudável lavando as mãos com frequência, especialmente durante os momentos-chave em que é provável que você obtenha e espalhe germes:

  • Antes, durante e depois de preparar a comida
  • Antes de comer
  • Antes e depois de cuidar de alguém em casa que esteja doente com vômitos ou diarreia
  • Antes e depois de tratar um corte ou ferida
  • Depois de usar o banheiro
  • Depois de trocar fraldas ou limpar uma criança que usou o banheiro
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de tocar em um animal, ração ou resíduo animal
  • Depois de manusear alimentos para animais ou petiscos
  • Depois de tocar no lixo

Durante a pandemia de COVID-19, você também deve limpar as mãos:

  • Depois que você estiver em um local público e tocado em um item ou superfície que possa ser frequentemente tocado por outras pessoas, como maçanetas, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras ou caixas registradoras / telas eletrônicas, etc.
  • Antes de tocar nos olhos, nariz ou boca, porque é assim que os germes entram em nosso corpo.

Siga 5 Etapas para Lavar as Mãos da Maneira Certa

Lavar as mãos é fácil e é uma das maneiras mais eficazes de evitar a propagação de germes. Mãos limpas podem impedir que os germes se espalhem de uma pessoa para outra e por toda a comunidade – de sua casa e local de trabalho a instalações de cuidados infantis e hospitais.

Siga estas cinco etapas sempre:

  1. Molhe as mãos com água limpa e corrente (quente ou fria), feche a torneira e aplique sabão.
  2. Ensaboe as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboe as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  3. Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Precisa de um temporizador? Cante a música “Parabéns Para Você” do começo ao fim duas vezes.
  4. Enxágue bem as mãos em água corrente limpa.
  5. Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as ao ar.
Veja também!  Como funciona a dieta alcalina?

Use Desinfetante para as Mãos Quando não Puder Usar Água e Sabão

Você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool se água e sabão não estiverem disponíveis.

Lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira de se livrar de germes na maioria das situações. Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool.

Você pode saber se o desinfetante contém pelo menos 60% de álcool olhando o rótulo do produto. Os desinfetantes podem reduzir rapidamente o número de germes nas mãos em muitas situações.

Contudo,

  • Os desinfetantes não se livram de todos os tipos de germes.
  • Os desinfetantes para as mãos podem não ser tão eficazes quando as mãos estão visivelmente sujas ou oleosas.
  • Os desinfetantes para as mãos podem não remover produtos químicos nocivos das mãos, como pesticidas e metais pesados.

Cuidado! A ingestão de desinfetantes para as mãos à base de álcool pode causar intoxicação por álcool se mais de alguns bocados forem ingeridos. Mantenha-o fora do alcance de crianças pequenas e supervisione seu uso.

Como Usar o Desinfetante para as Mãos

  • Aplique o produto em gel na palma de uma mão (leia o rótulo para saber a quantidade correta).
  • Esfregue as mãos juntas.
  • Esfregue o gel sobre todas as superfícies das mãos e dedos até que as mãos estejam secas. Isso deve levar cerca de 20 segundos.

Por que Lavar as Mãos em 5 Etapas?

Manter as mãos limpas é uma das etapas mais importantes que podemos tomar para evitar adoecer e espalhar germes para outras pessoas.

Muitas doenças e condições são transmitidas por não lavar as mãos com sabão e água corrente limpa. O CDC recomenda limpar as mãos de uma maneira específica para evitar adoecer e espalhar germes para outras pessoas.

As orientações para lavagem eficaz das mãos e uso de desinfetante para as mãos foram desenvolvidas com base em dados de vários estudos.

Micróbios são todos os organismos vivos minúsculos que podem ou não causar doenças.

Germes ou patógenos são tipos de micróbios que podem causar doenças.

Molhe as mãos com água limpa e corrente (quente ou fria), feche a torneira e aplique sabão.

Por quê? Como as mãos podem ficar novamente contaminadas se colocadas em uma bacia com água parada contaminada por uso anterior, deve-se usar água corrente limpa.

Veja também!  Corpo humano - Rim

No entanto, lavar com água não potável, quando necessário, ainda pode melhorar a saúde. A temperatura da água não parece afetar a remoção do micróbio; no entanto, a água mais quente pode causar mais irritação na pele e é mais cara em termos ambientais.

Desligar a torneira após molhar as mãos economiza água e existem poucos dados para provar se um número significativo de germes é transferido entre as mãos e a torneira.

Usar sabão para lavar as mãos é mais eficaz do que usar água sozinha, porque os surfactantes em sabão retiram a sujeira e os micróbios da pele, e as pessoas tendem a esfregar as mãos mais profundamente ao usar sabão, o que remove ainda mais os germes.

Até a presente data, estudos mostraram que não há benefício adicional para a saúde dos consumidores (isso não inclui profissionais da área da saúde) ao usar sabonetes contendo ingredientes antibacterianos em comparação com o uso de sabão comum.

Como resultado, a FDA emitiu uma regra final em setembro de 2016 dizendo que 19 ingredientes em sabões “antibacterianos” comuns, incluindo triclosan, não eram mais eficazes que água e sabão não antibacteriano e, portanto, esses produtos não podem mais ser comercializados para o público em geral.

Esta regra não afeta desinfetantes para as mãos, toalhetes ou produtos antibacterianos usados ​​em ambientes de assistência médica.

Ensaboar as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboar as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.

Por quê? Ensaboar e esfregar as mãos cria fricção, o que ajuda a remover a sujeira, a graxa e os micróbios da pele. Os micróbios estão presentes em todas as superfícies da mão, geralmente em concentração particularmente alta sob as unhas, de modo que toda a mão deve ser lavada.

Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Precisa de um temporizador? Cante a música “Parabéns pra Você” do começo ao fim duas vezes.

Por quê? Determinar o período ideal de tempo para a lavagem das mãos é difícil, porque poucos estudos sobre os impactos na saúde de alterar os tempos de lavagem das mãos foram realizados.

Dos que existem, quase todos mediram reduções no número geral de micróbios, dos quais apenas uma pequena proporção pode causar doenças e não mediram impactos na saúde.

Veja também!  Como Lavar as Mãos Corretamente? Passo-a-Passo com Imagens

A simples redução do número de micróbios nas mãos não está necessariamente ligada a uma melhor saúde. Também é provável que o período ideal para a lavagem das mãos dependa de muitos fatores, incluindo o tipo e a quantidade de sujeira nas mãos e a forma que a pessoa lava as mãos.

Por exemplo, é provável que os cirurgiões entrem em contato com germes causadores de doenças e corram o risco de espalhar infecções graves para pacientes vulneráveis; portanto, talvez precisem lavar as mãos por mais tempo do que uma pessoa antes que ela prepare seu próprio almoço em casa.

No entanto, as evidências sugerem que lavar as mãos por cerca de 15 a 30 segundos remove mais germes das mãos do que lavar por períodos mais curtos.

Consequentemente, muitos países e organizações globais adotaram recomendações para lavar as mãos por cerca de 20 segundos (alguns recomendam outros 20 a 30 segundos para a secagem).

Enxágue bem as mãos em água corrente limpa.

Por quê? O sabão e o atrito ajudam a remover a sujeira, a graxa e os micróbios – incluindo germes causadores de doenças – da pele, para que possam ser enxaguados das mãos.

A lavagem do sabão também minimiza a irritação da pele. Como as mãos podem se contaminar novamente se forem lavadas em uma bacia com água parada contaminada por uso anterior, deve-se usar água corrente limpa.

Embora algumas recomendações incluam o uso de uma toalha de papel para fechar a torneira depois de enxaguar as mãos, essa prática leva ao aumento do uso de água e toalhas de papel e não há estudos que demonstrem que isso melhora a saúde.

Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as ao ar.

Por quê? Os germes podem ser transferidos mais facilmente para e de mãos molhadas; portanto, as mãos devem ser secas após a lavagem.

No entanto, a melhor maneira de secar as mãos permanece incerta, porque existem poucos estudos sobre a secagem das mãos, e os resultados desses estudos são conflitantes.

Além disso, a maioria desses estudos compara as concentrações gerais de micróbios, não apenas germes causadores de doenças, nas mãos, seguindo diferentes métodos de secagem das mãos.

Não foi demonstrado que a remoção de micróbios das mãos esteja ligada a uma melhor saúde. No entanto, estudos sugerem que usar uma toalha limpa ou secar as mãos é o melhor.

Fonte: https://www.cdc.gov

Você poderá gostar também de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *