Sublimação ou transfer – Qual a melhor?

É um pouco complicado entender as diferenças entre um processo e outro. Já, as semelhanças entre eles são nítidas, as duas formas de transferência de impressão, tanto a sublimação quanto o transfer, são feitas através do calor para um substrato.
Veja também!  Curso online de lacinhos kids

O que é Transfer?

O Transfer é segmentado em dois tipo: Transfer e Transfer Laser.
Tanto o Transfer quanto o Transfer Laser são processos de termotransferência. Processos que acontecem a partir da variável temperatura.
O Transfer é impresso com uma impressora jato de tinta abastecida de Tinta Pigmentada em uma base especial para o processo (Papel Transfer). O Transfer Laser é impresso em uma impressora laser abastecida com tonner em um papel comum (sem tratamento).
Apesar de muito populares, estes processos tem uma relativa fragilidade: a durabilidade da transferência. É comum que após 10 ou 12 lavagens o Transfer dê sinais de desbotamento. O Transfer Laser, se não for respeitado as suas limitações, pode acabar “desgrudando” do substrato.

Sublimação

Sublimação é um processo de termotransferência. Neste processo há a transferência do corante sublimático impresso no papel para uma base de poliéster.
As fibras do material, ao ser aquecidas se expandem, deixando espaços intermoleculares. Estes espaços permitem que o corante sublimático seja transferido para o substrato. Ao voltar a temperatura ambiente, as fibras voltam ao seu tamanho original, fechando os espaços e encapsulando o corante sublimático. Dessa forma a impressão é fixada no fotoproduto.
Para que o processo ocorra da maneira adequada, alguns materiais são indispensáveis e específicos. (não devem ser substituídos por alternativas genéricas):

Transfer ou Sublimação, qual o melhor?

Não tem melhor ou pior, o que você deve usar vai depender da disponibilidade financeira, e a forma de uso mais adequada para seu trabalho.
O transfer como não precisa de tintas e papéis, ele é  recomendado para produtos como brindes corporativos e lembranças de eventos.
A Sublimação é indicada para a criação de produtos em quantidades, seu custo de produção é maior, por necessitar de tintas, papéis e outros.
Em ambos, é preciso pensar sempre em primeiro lugar na qualidade do resultado final.

CURSO COMPLETO DE SUBLIMAÇÃO E TRANSFER LASER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *